Bispo

Dom Derek John Christopher Byrne

Derek John Christopher Byrne nasceu no dia 17 de Janeiro de 1948. Fez seus estudos primário e colegial na Irlanda. É bacharel em Artes e Filosofia pela University College Cork da Irlanda; fez Teologia na ST. Patrick´s College, Kiltegan, Co. Wicklow, na Irlanda. Foi ordenado Sacerdote no dia 09 de Junho de 1973 na Sociedade Missionária de S. Patrício.

Esteve no Brasil de 1973 a 1980, quando atuou na Paróquia de Cotia, da Arquidiocese de São Paulo. De 1980 a 1990, Esteve em Nova Jérsei nos Estados Unidos; de 1990 a 2002, foi membro do Conselho Geral da sua Congregação, na Irlanda; em 2004, trabalhou na Paróquia de Castanheira, na Diocese de Juína  até Dezembro de 2008, quando foi nomeado bispo para a Diocese de Guiratinga sendo ordenado e tomando posse em 22 de Março de 2009.

No dia 24 de agosto de 2014 aconteceu a ereção da nova diocese do Regional – Diocese de Primavera do Leste-Paranatinga e no mesmo dia tomou posse seu primeiro bispo, Dom Derek.

A cruz celta de São Patrício se faz lembrar da vocação de Dom Derek como membro da Sociedade Missionária de São Patrício e agora na sua nova chamada como pastor da Diocese de Primavera do Leste-Paranatinga-MT; os elementos decorativos na cruz celta eram recursos didáticos e catequéticos utilizados pelos monges irlandeses na comunicação do Evangelho.
O trevo continua revelando o carisma missionário do Bispo São Patrício através da planta característica da Irlanda para explicar de maneira fácil e direta o principal mistério da fé cristão: a Comunhão Trinitária!
O trevo quer significar o cultivo da mãe-terra no respeito para com o meio ambiente em terras de Mato Grosso onde se localiza a Diocese de Primavera do Leste-Paranatinga: as gerações futuras dependem do uso racional para o desenvolvimento sustentável e equilibrado da terra, dom de Deus para todos!
A Bíblia aberta mostra Jesus, Alfa e Ômega; Jesus é a Palavra encarnada do Pai na ação contínua do Espírito Santo com a participação da humanidade na pessoa de Maria Santíssima, a estrela da Nova Evangelização.
A Bíblia aberta significa também o novo ardor, os novos métodos e novas expressões, características da Nova Evangelização deixadas pelo saudoso Papa João Paulo II.
O lema “Alegrai-vos no Senhor” (Fl 3,10), revela o ar que se respira na evangelização do Discípulo Missionário: Deus é Amor! Deus é Alegria! Deus é Paz!
Vivemos para sermos felizes!